Matérias sobre trabalho e saude no Jornal da Saúde. Trabalho e saúde.

vida saudável Jornal Saúde Integral mais saúde
ASSINE JÁ!
Assine Já
Jornal Saúde Integral
Mais que um Jornal, um estilo de vida  |    home  
anuncie
fale conosco
  Bem-vindo! Assinante clique aqui para login

 

Menu do Jornal
Mais lidos

 

 

 



 

 

 

Trabalho e Saúde
 

Trabalho e Saúde

 

 

A combinação de trabalho intenso e sedentarismo resulta em problemas de saúde bastante chatos, que podem afetar o rendimento ou até deixar você em casa, sem poder produzir e ganhar dinheiro.

LER, tendinite e dores musculares, se não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para complicações sérias.
Boa parte dos problemas de saúde está intimamente relacionada à rotina de trabalho estressante e cansativa.

Muitas vezes, dores de coluna (tensão muscular nos ombros e pescoço) surgem porque a pessoa esta fazendo um trabalho pesado demais para o seu corpo.

Muitos brasileiros descansam pouco, fazendo com que o corpo fique mais frágil. Há outros fatores que influenciam na saúde, como as condições climáticas os hábitos alimentares.

No frio, normalmente os trabalhadores tem maior disposição a problemas ósseos, pois ficam menos expostos ao Sol, o que causa uma menor absorção de cálcio.

Uma das melhores formas de evitar as dores nas costas é manter uma boa postura e fazer exercícios diários de alongamento para obter músculos flexíveis.

Outros problemas que podem ser acarretados por certos tipos de trabalho são distúrbios do sono, como insônia, que geralmente se manifestam em quem trabalha em turnos, e o choque térmico, que afeta trabalhadores expostos a grandes variações de temperatura. Mas como se prevenir destes perigos?


Tendinite

O que é: A tendinite se manifesta como dor e fraqueza localizadas e dificuldades para realizar movimentos. Isso porque, para que o tendão se mantenha normal, é necessário que haja o intercalamento harmônico de períodos de relaxamento entre os períodos de estiramento ou de tensão. Quando esses ciclos são perturbados por uso inadequado ou excessivo do músculo, traumatismos, inflamação ou doenças que comprometam o suprimento sangüíneo do tendão, podem ocorrer inchaço, dor, mau funcionamento e fraqueza do tendão.

Tipo de trabalho: Repetitivos e que exigem um trabalho excessivo dos tendões, como na indústria automobilística, alimentícia e de componentes eletrônicos.

Como evitar: Interromper o movimento repetitivo pelo menos três vezes por dia, fazendo alongamento nos intervalos da atividade.


Dor nas costas

O que é: Conceitualmente, o termo “dor nas costas” é referente a dores nas regiões cervical, torácica e lombar que não são relacionadas a infecções, tumores, doenças sistêmicas ou fraturas. Posturas e movimentos inadequados são as principais causas das dores nas costas. Além disso, com o tempo, pode ocorrer um desgaste das articulações da coluna que leva à degeneração dos discos (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).

Tipo de trabalho: Os repetitivos ou que exigem que a pessoa fique muito tempo em uma posição incorreta, sentado ou em pé, como os de uma linha de produção.

Como evitar:Ter uma boa postura e fazer exercícios diários de alongamento. Quem faz atividades físicas deve intensificar os alongamentos para evitar estiramentos musculares e entorses.


LER

O que é: LER é o termo que designa as doenças causadas por esforço repetitivo. É causada pelo uso excessivo de determinada articulação “” principalmente envolvendo as mãos, punhos, cotovelos, ombros e joelhos. O tratamento depende do estágio da doença, ou seja, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e a intervenção, menos invasivo será. De modo geral, ele é realizado por meio de medicamentos e fisioterapia. Quando o quadro não apresenta melhora, contudo, há necessidade de cirurgia.

Tipo de trabalho: Está associada ao trabalho com computador. Serviços que geralmente implicam no movimento repetitivo dos punhos, podem favorecer seu aparecimento.

Como evitar: Fazer ginástica laboral, que prepara o corpo para o trabalho. Alongamentos nos intervalos também ajudam a prevenir o aparecimento do problema.


Problemas do sono

O que é: O sono exerce função reparadora no organismo humano. Mas quando, por algum motivo, o sono não cumpre essa função, uma série de processos pode ser desencadeada. Os distúrbios do sono mais comuns são: dificuldades de iniciar ou manter o sono; pausas respiratórias (apnéia), movimentos involutários dos membros inferiores, excesso de sono em um período de 24 horas e insônia. Esses problemas trazem prejuízos à saúde, estando relacionados a diversos males como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, infarto e doenças cardiovasculares.

Tipo de trabalho: Estão relacionados a trabalhos noturnos, a freqüentes mudanças de horários (trabalho noturno uma semana e diurno em outra) e ao número excessivo de horas extras, que reduzem as horas de sono.

Como evitar: Dormir em local confortável, escuro e silencioso. Evitar ruído e luz excessiva. Não dormir com fome. Fazer refeições leves à noite e evitar bebidas à base de cola, chá preto, guaraná e chocolate.


Choque térmico

O que é: A temperatura de conforto térmico para os humanos varia entre 21º e 23º C. Quando passamos de um ambiente muito refrigerado para outro quente, ou vice-versa, ocorre um choque térmico e o organismo aciona uma série de recursos para manter a temperatura do corpo estável. Esse processo pode comprometer temporariamente as defesas imunológicas do corpo e abrir espaço para a ação de vírus e bactérias, provocando diversas doenças respiratórias, entre elas a rinite alérgica.

Tipo de trabalho: Locais com sistemas de climatização intensa, cujas temperaturas variam muito das de fora do ambiente, trabalho realizado em câmaras frias ou condicionados para produção de alimentos.

Como evitar: Beber muita água. Esperar alguns minutos antes de sair para locais abertos. Dar tempo para o corpo se acostumar às variações climáticas e agasalhar-se conforme a temperatura externa.

 

 

Leia aqui as matérias sobre trabalho e saúde
(disponível somente para assinantes do Jornal)

- Avaliação do HCor revela: modelos são frágeis
- Estresse




 

 
Publicado por: Jornal da Saúde Integral

 

 

Patrocinadores
ZÊLO
Radio Missão Evangélica
Psicologia Transpessoal
artmicelania
Lojas Americanas
Anuncie aqui
Assine o Jornal Saúde Integral
Loja Adere
Procurando Psicólogo?
Denil Modas
Cogumelo do Sol
FREE ITALIA
Link Parceiro

 

 

 

 

 

 

©2002 - 2011 Jornal da Saúde Integral, Todos os Direitos Reservados | Anuncie | webmaster
desenvolvido por: MediaMaster
Trabalho e Saúde.