Como cuidar bem do seu coração. Jornal da Saúde.

vida saudável Jornal Saúde Integral mais saúde
ASSINE JÁ!
Assine Já
Jornal Saúde Integral
Mais que um Jornal, um estilo de vida  |    home  
anuncie
fale conosco
  Bem-vindo! Assinante clique aqui para login

 

Menu do Jornal
Mais lidos

 

 

 



 

 

 

Como cuidar bem do seu coração
 

Como cuidar bem do seu coração

 

Especialista ensina como cuidar bem do seu coração

Doenças cardiovasculares, como enfarte, hipertensão e insuficiência cardíaca, são responsáveis por cerca de 30% das mortes no Brasil.

 

Veja como se prevenir.

De acordo com o Dr. Carlos Expedito Leitão, presidente da Regional Vale do Paraíba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), exames são fundamentais para identificar a manifestação de problemas cardíacos, geralmente muito silenciosos.

“A detecção precoce de alterações no sangue previne seguramente diabetes, enfarte e derrame. O que não dá é para ignorar os riscos pois quando sintomas aparecem, o risco de morte cardiovascular já é muito grande”, alerta.

O ideal é que as visitas ao cardiologista aconteçam uma vez por ano. Mas características individuais, como histórico familiar ou já ser portador de doença cardíaca, podem requerer freqüência maior de consultas.

Maiores riscos para homens

Há ainda a propensão natural do sexo masculino para sofrer mais com doenças cardíacas, devido a costumes e questões genéticas. Estresse, esforço físico, maior exposição a cigarro e álcool são outros agravantes.

“Até os 40 anos, os homens praticamente não procuram médico. A mulher já está mais habituada, pois frequenta o ginecologista e isso faz diferença”, afirma o Dr. Carlos Expedito. As probabilidades se igualam somente quando elas atingem o período da menopausa, por volta dos 40 anos.

A partir da dos 40 anos, todos apresentam risco maior para os distúrbios do coração. Portanto, eletrocardiograma, exame de sangue e teste ergométrico são essenciais, principalmente se o paciente pretende iniciar alguma atividade física.

Jovens e crianças

Para os jovens, com 20 anos ou mais, os exames necessários são apenas eletrocardiograma e o sanguíneo. Recomenda-se teste ergométrico apenas se houver intenção de participar de alguma competição ou de fazer atividade física mais intensa.

“Suponha que o médico libere, inicialmente, o paciente para atividade física mais leve. Se o paciente mudar a rotina e aumentar a carga de esforço, deverá retornar ao consultório, pois será preciso fazer exames mais específicos, já que um exercício mal orientado pode levar até à morte cardíaca”.

No caso das crianças, a recomendação é de exame clínico simples, mas mesmo para essa faixa etária, há exceções: “Hoje a hipertensão, obesidade e colesterol elevado já estão presentes entre as crianças”, pondera o Dr. Carlos Expedito. “Por isso, aquelas que não têm alimentação saudável devem ser encaminhadas ao cardiologista para avaliação mais adequada.”

 


 

12-10-2011
Publicado por: Jornal da Saúde Integral
Rowachol

 

 

Patrocinadores
ZÊLO
Radio Missão Evangélica
Psicologia Transpessoal
artmicelania
Lojas Americanas
Anuncie aqui
Assine o Jornal Saúde Integral
Loja Adere
Procurando Psicólogo?
Denil Modas
Cogumelo do Sol
FREE ITALIA
Link Parceiro

 

 

 

 

 

 

©2002 - 2011 Jornal da Saúde Integral, Todos os Direitos Reservados | Anuncie | webmaster
desenvolvido por: MediaMaster
Jornal da Saúde. Como cuidar bem do seu coração.