Ambiente escolar. Jornal da Saúde.

vida saudável Jornal Saúde Integral mais saúde
ASSINE JÁ!
Assine Já
Jornal Saúde Integral
Mais que um Jornal, um estilo de vida  |    home  
anuncie
fale conosco
  Bem-vindo! Assinante clique aqui para login

 

Menu do Jornal
Mais lidos

 

 

 



 

 

 

Ambiente escolar
 

Atividades culturais reduzem estresse e humanizam ambiente escolar

 

Atividades culturais reduzem estresse e humanizam ambiente escolar

Orientadores educacionais e psicólogos afirmam que dinâmicas em grupo e atividades culturais melhoram a autoestima e humanizam o ambiente escolar.

Esse é o caso do jovem Leonardo Soares, 14 anos. Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Brasília (DF), ele resolveu investir na música para melhorar o desempenho em sala de aula. Autodidata, tocou as primeiras notas de violão com o apoio de vídeos do Youtube e de pesquisas na internet. Na escola, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da música e aspectos teóricos da nova paixão.

Hoje, Leonardo ensaia os acordes do sucesso “Pra Você”, da cantora sertaneja Paula Fernandes. Para ele, o estudo da arte como um todo influencia no modo em que leva a vida. E quando está aborrecido ou sozinho é o violão que comanda a situação. “Esse estudo você leva para a vida toda. Quando estou triste ou sozinho pego meu violão e toco. Às vezes, com a pressão do colégio e das provas, somente a música me deixa calmo”, desabafa.


Atividades e boas notas

Na avaliação da psicóloga Ellen Dejanni, aulas de dança, de música e de teatro contribuem para despertar a autoconfiança dos alunos, além de proporcionar um ambiente escolar sadio por meio da socialização. Este tipo de interação previne comportamentos ansiosos, depressivos e agressivos, a exemplo do bullying.“Nas atividades lúdicas, o que importa não é apenas a atividade em si, mas os momentos de percepção, de conhecimentos, da afetividade para saber lidar com seus sentimentos e o sentimento do outro, noções de limites, regras, das paixões, espírito de liderança e equipe, companheirismo, das emoções, ou seja, por onde transitam medos, sofrimentos, interesses e alegrias”, afirma Ellen. Mas Ellen ressalva: exagero ocasiona cansaço físico e mental que pode gerar o estresse e até mesmo a depressão.

Além das atividades culturais, o aluno deve ser motivado por palestras, por torneio de esportes, por feiras culturais, pela celebração de datas comemorativas e por oficinas de jogos e de literatura, defende a orientadora educacional Sandra Couto. “Isto aliado a uma boa alimentação e a uma boa noite de sono faz com que os alunos se sintam mais bem preparados psicológica e fisicamente para enfrentar o período de provas na escola, o que refletirá positivamente nos resultados”.

 


 

06-10-2011
Publicado por: Jornal da Saúde Integral
Rowachol

 

 

Patrocinadores
ZÊLO
Radio Missão Evangélica
Psicologia Transpessoal
artmicelania
Lojas Americanas
Anuncie aqui
Assine o Jornal Saúde Integral
Loja Adere
Procurando Psicólogo?
Denil Modas
Cogumelo do Sol
FREE ITALIA
Link Parceiro

 

 

 

 

 

 

©2002 - 2011 Jornal da Saúde Integral, Todos os Direitos Reservados | Anuncie | webmaster
desenvolvido por: MediaMaster
Jornal da Saúde. Ambiente escolar.